![]() |
Foto: Gustavo Paixão |
Anunciado por R$ 272 mil na versão de entrada, o Zeekr X é o segundo modelo da marca chinesa Zeekr, que faz parte do grupo Geely, dono de marcas como Volvo, MG e Lótus. O modelo é um SUV de luxo, e a Zeekr foca exclusivamente em veículos premium.
A marca chegou oficialmente ao Brasil no mês passado, quando também apresentou seu primeiro modelo, o 001. Agora, em novembro, foi a vez do Zeekr X, que compartilha a plataforma com o Volvo EX30. Para conhecer o modelo, nossa equipe foi até São Paulo a convite da marca, para visitar sua primeira concessionária e fazer o test drive no SUV.
Zeekr X
O Zeekr X apresenta linhas modernas e um design único, distinto do que vemos atualmente no mercado brasileiro. Embora compartilhe a mesma plataforma do Volvo EX30, o X tem acabamento superior, corrigindo alguns detalhes presentes no modelo sueco.
Com 4,43 metros de comprimento (20 cm a mais que o Volvo EX30), 2,03 metros de largura (+20 cm), 1,57 metros de altura (+3 cm) e 2,75 metros de distância entre-eixos (+10 cm), o Zeekr X é mais robusto e espaçoso. O porta-malas oferece uma capacidade de 362 litros.
O capô possui linhas retas, sem vincos profundos, e o conjunto óptico chama a atenção. Os faróis de LED são divididos em duas partes: as luzes de posição ficam na parte superior, com uma assinatura própria da marca, enquanto os faróis principais estão no para-choque, posicionados discretamente em uma faixa preta, dando um toque elegante ao design.
Nas laterais, as rodas de 20 polegadas e a linha de cintura mais alta, com uma subida acentuada nas janelas traseiras, reforçam o caráter esportivo. As maçanetas das portas são retráteis e se abrem automaticamente quando você se aproxima.
Na traseira, o SUV apresenta um leve caimento, mas sem ser um modelo cupê. As lanternas, também em LED, formam uma faixa que percorre quase toda a extensão do carro e se finaliza na logo da marca, que é tridimensional e iluminada, algo pouco comum.
Interior
O interior do Zeekr X é sinônimo de conforto, com materiais de excelente qualidade e acabamento refinado. Embora grande parte dos componentes internos seja compartilhada com o Volvo EX30, o acabamento é superior no modelo da Zeekr. O volante é o mesmo, mas com revestimento de melhor qualidade. O painel é minimalista, com tudo concentrado na central multimídia. Há revestimentos em couro sintético e materiais macios ao toque, além de uma faixa luminosa de LED que se movimenta conforme as ondas sonoras. As portas também apresentam projeções iluminadas.
![]() |
Foto: Gustavo Paixão |
Diferente do EX30, o painel de instrumentos de 8,8 polegadas oferece mais informações, e o SUV conta ainda com head-up display. Os bancos são esportivos e oferecem ajustes elétricos, enquanto o console central, mais alto, possui bom acabamento e inclui um carregador por indução, que evita que o celular caia. O modelo também conta com teto solar panorâmico e sistema de som assinado pela Yamaha.
Segurança
O Zeekr X oferece sete airbags e um sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System) completo. Este sistema conta com 12 radares, 5 câmeras HD e 5 radares de ondas milimétricas, oferecendo funcionalidades como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática e alerta de mudança de faixa.
Motorização
O Zeekr X vem com motor de 272 cv e 35 kgfm de torque na versão de entrada, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. Já a versão topo de linha, a Flagship, conta com dois motores, um em cada eixo, totalizando 428 cv e 55 kgfm de torque. Nesse modelo, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 3,8 segundos.
Ambas as versões possuem uma bateria de 66 kWh. No ciclo chinês WLTC, a autonomia da versão com tração traseira é de 440 km, enquanto no ciclo brasileiro do Inmetro, mais conservador, a autonomia é reduzida para 332 km.
Em termos de recarga, na corrente alternada, o modelo de entrada aceita carregadores de até 11 kW, enquanto a versão topo de linha suporta até 22 kW. Na recarga rápida, ambos são compatíveis com eletropostos de até 150 kW, permitindo recarregar as baterias de 10% a 80% em menos de 25 minutos.
Ao volante
A marca convidou jornalistas de todo o Brasil para conhecer sua primeira concessionária e testar o Zeekr X. Eu estive lá, representando o Top Motors.
Começando pela concessionária, que tem um estilo boutique e chama bastante atenção, especialmente na loja de São Paulo, localizada na Avenida Europa, famosa pelos carros de luxo que circulam por lá. O ambiente é muito interessante, com uma atmosfera que lembra uma galeria de arte. A rede de concessionárias provavelmente seguirá o mesmo padrão, e a loja ainda conta com uma cafeteria no segundo andar, que será administrada pela Orfeu.
Sobre o carro, o Zeekr X é muito prazeroso de dirigir. A versão com 428 cv e mais de 55 kgfm de torque é extremamente ágil. Não há como evitar a comparação com o Volvo EX30, mas no caso do X, a suspensão está muito bem calibrada, absorvendo bem as imperfeições da via. Embora não tenha sido possível explorar o carro ao máximo devido ao trânsito, ficou claro que o Zeekr X é um excelente produto e tem grande potencial para competir no segmento de veículos premium.
Por Gustavo Paixão