BYD Dolphin Mini: Excelente opção de carro elétrico urbano

 

Foto: Divulgação 

Quem dizia que carros elétricos eram coisa do futuro estava enganado. Esse tipo de veículo e estilo de vida está cada vez mais presente. Embora ainda não seja o mais acessível, considerando os preços atuais dos veículos, algumas opções são bastante interessantes para quem busca ingressar na era dos carros elétricos.


Recentemente, testamos o carro elétrico mais vendido do Brasil, o BYD Dolphin Mini. A concessionária Vitória Motors BYD da Serra nos cedeu um modelo para nossa equipe de reportagem passar o final de semana com o veículo e entender o motivo de tanto sucesso.


O Dolphin Mini estreou no mercado em abril de 2023, vindo inicialmente do mercado chinês, e chegou oficialmente ao Brasil em fevereiro de 2024. Seu objetivo é ser o carro urbano da marca, mesmo após o lançamento do Dolphin convencional. O modelo Dolphin foi, inclusive, o grande responsável pelo sucesso da marca no Brasil.


Design e Conforto


O Dolphin Mini chama atenção por seu design atraente e acabamento de boa qualidade. A carroceria, mais alta, facilita o acomodamento de pessoas de estatura maior. A dianteira é caracterizada por um capô mais curto, faróis em LED com formas mais afiadas e um para-choque com recortes mais retos.


Nas laterais, as rodas de liga leve de 16 polegadas ajudam a compor a aparência elegante. Na traseira, as lanternas de LED são unidas por uma faixa iluminada que atravessa toda a extensão da tampa do porta-malas, que conta ainda com um aerofólio sobre o vidro traseiro.


Interior


O interior do Dolphin Mini impressiona pelo acabamento, que é superior ao de outros veículos na mesma faixa de preço. Os materiais são macios ao toque e os bancos, do tipo concha, são revestidos em couro com ajustes elétricos. O modelo conta com duas telas: uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia, que é giratória. Há também um carregador por indução. Além disso, o veículo vem de série com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento traseiros e câmera de ré.

Foto: Divulgação 


Dimensões


O Dolphin Mini é compacto, com 3,8 metros de comprimento, 1,7 metro de largura e 2,5 metros de entre-eixos, oferecendo um porta-malas de 230 litros.


Motorização


Equipado com um motor elétrico dianteiro de 75 cv de potência e 13,8 kgfm de torque, o Dolphin Mini conta com câmbio automático de uma marcha. O modelo possui uma bateria de 38 kWh, proporcionando uma autonomia de 280 km, segundo o Inmetro. O tempo de recarga é de 30 minutos, para passar de 30% a 80% com uma carga de 40 kW.


Mercado


A BYD alcançou um novo recorde no mercado brasileiro ao emplacar 7.401 veículos eletrificados em outubro. Desses, 2.808 foram do BYD Dolphin Mini, consolidando-o como o carro elétrico mais vendido do Brasil. No segmento de híbridos plug-in, a família Song lidera com 2.340 unidades vendidas, sendo 1.222 do modelo Song Plus DM-i e 1.118 do Song Pro.


Ao Volante


Eu estava bastante interessado em conhecer o Dolphin Mini, especialmente por sua proposta de ser um carro urbano com preço acessível. Vivemos em uma época onde há cada vez mais carros nas ruas, e nada melhor que um modelo compacto para lidar com a correria do dia a dia. Por ser um carro pequeno, o Dolphin Mini se destaca pela agilidade, facilidade de estacionamento — até mesmo em vagas menores, como as de shoppings e mercados.


Como já mencionado, o carro é ágil, tem boa posição de dirigir e ótima ergonomia. Claro, não é o mais rápido dos elétricos, mas cumpre muito bem sua proposta. Não é à toa que faz tanto sucesso entre motoristas de aplicativo. Sua autonomia é de 340 km pelo circuito WLTP e 280 km pelo Inmetro.


Resumo


Em resumo, o Dolphin Mini é um carro justo. Ele entrega o que você paga: é moderno, ágil, bonito e com boa autonomia. Vale ressaltar que sua proposta é de ser um carro urbano, por isso, sua autonomia é adequada para esse tipo de uso. Se a ideia for utilizá-lo para viagens frequentes, pode ser interessante considerar outro modelo da marca.





Por Gustavo Paixão 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem