Hyundai apresenta o Creta 2025: o modelo chega com visual mais moderno, novas tecnologias e novo motor

 

Gustavo Lopes

Sucesso de vendas em 2023, o Creta vem ganhando destaque desde seu lançamento. Apesar de o último modelo não ter agradado a todos, o SUV ainda manteve uma grande participação no mercado. Com 8 anos de história, o Hyundai Creta já passou por três grandes mudanças, mostrando que a marca está atenta às demandas do mercado e de seus clientes.


Agora, na linha 2025, o modelo recebeu uma transformação profunda em seu design, alinhando-se com o visual atual dos SUVs da marca. O novo Creta tem uma aparência bastante semelhante ao Palisade.


Na dianteira, o modelo ganhou novos faróis em LED, além de uma identidade luminosa atualizada. Agora conta com luz de posição em LED e uma faixa luminosa central. A grade também foi redesenhada, com um formato quadrado e acabamento em black piano. O para-choque recebeu novos recortes e apliques.


Na lateral, não houve mudanças significativas; as linhas harmônicas, que fluem bem com o design do carro, foram mantidas. Vale destacar que as versões Ultimate e N Line possuem rodas exclusivas de aro 18, enquanto as demais versões utilizam aros 16 e 17.


Na traseira, um novo conjunto de lanternas em LED atravessa o porta-malas de ponta a ponta, com luzes de seta sequenciais. O nome do modelo foi realocado do centro para o canto inferior esquerdo do porta-malas, enquanto a identificação da motorização está posicionada no lado oposto.


Interior


O interior passou por grandes mudanças, começando pelo painel de instrumentos de 10,25 polegadas, integrado à central multimídia, também de 10,25 polegadas, nas versões Platinum, N Line e Ultimate, de acordo com a nova linguagem de design interno da Hyundai. Na linha 2025, há combinações de cores internas: Preto, Preto e Marrom, e Cinza Claro com Cinza Escuro, além de uma combinação exclusiva em Preto e Vermelho para a versão N Line.


Segurança


O novo Creta oferece câmera 360°, Monitoramento de Ponto Cego, que exibe, em vídeo, a visão do ponto cego no display central ao acionar o sinal de mudança de faixa; Sistema de Frenagem Autônomo, para evitar colisões frontais com pedestres, veículos e ciclistas; Assistentes de Permanência e Centralização em Faixa, Detector de Fadiga, Farol Alto Adaptativo, Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro e Controle de Velocidade Adaptativo. O freio de estacionamento é eletrônico, e o carro conta com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.


O modelo também vem equipado com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção, freios ABS com EBD, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência e monitoramento da pressão dos pneus.


Motorização


O novo Creta oferece duas opções de motorização. O motor 1.0 turbo, já conhecido na linha Hyundai, está presente nas versões Comfort, Limited, Platinum e N Line. Esse motor Turboflex GDI de injeção direta passou por melhorias para otimizar o consumo de combustível. O propulsor de três cilindros entrega 120 cv de potência e 17,5 kgf.m de torque a partir de 1.500 rpm, mantendo-se até 3.500 rpm.


Já a versão topo de linha, Ultimate, deixa de ter o motor 2.0 aspirado e ganha um 1.6 turbo GDI a gasolina, com câmbio de 7 marchas e embreagem dupla (DCT 7) de segunda geração. Esse motor entrega 193 cv e 27,0 kgf.m de torque a 4.500 rpm, com maior eficiência energética graças à transmissão aprimorada.


Preços


A nova geração do Hyundai Creta está disponível em cinco versões. Para as opções com motor 1.0 turbo GDI, não houve aumento de preço em relação à geração anterior. Os preços sugeridos são: R$ 141.890 para a Comfort; R$ 156.490 para a Limited; R$ 172.690 para a Platinum; e R$ 182.090 para a N Line. A versão topo de linha Ultimate, com o motor Gamma II 1.6 TGDI a gasolina, tem preço sugerido de R$ 189.990, apenas R$ 2 mil acima da versão anterior de 2.0 litros aspirada, agora descontinuada.


Os veículos na cor sólida Preto Ônix não apresentam variação de preço para a pintura. Para as opções sólidas em Branco Atlas ou Cinza Shadow, há um acréscimo de R$ 900. Nas cores metálicas Prata Sand, Prata Brisk, Cinza Silk e na perolizada Azul Sapphire, o acréscimo é de R$ 1.800. Para a pintura Dual Tone (teto preto), o valor adicional é de R$ 1.500.

Ao volante


O teste do Creta foi realizado em uma pista fechada, no circuito Panamericano. A Hyundai preparou duas atividades: uma com trechos retos e curvas abertas e fechadas, e outra para testar os sistemas de tecnologia e segurança.


Na pista, o carro se comportou bem. O novo motor 1.6 turbo combinou perfeitamente com o Creta, apresentando boas saídas e retomadas. A condução é suave, mas mantém uma pegada esportiva. Testamos a versão Ultimate, que possui interior claro. Mesmo sendo uma versão mais elegante, o carro transmite uma sensação esportiva.


Ainda há plástico no acabamento, o que é um ponto a favor do T-Cross, que recebeu um novo acabamento em sua última atualização. No entanto, no caso do Creta, essa percepção é menos evidente, especialmente na versão topo de linha, com interior bicolor e aparência premium. As duas telas de 10,25 polegadas são um diferencial notável, presentes em todas as versões, sendo que a versão de entrada usa o mesmo painel digital do HB20.


A versão N Line, a mais esportiva da marca, tem identidade própria, com acabamentos e design exclusivos. O para-choque é mais saliente, as costuras são vermelhas, a grade é diferente, as rodas são exclusivas e o escapamento tem saída dupla. Embora não tenhamos testado essa versão, ao ligar o veículo, deu para notar a diferença, com um ronco bem característico no escapamento.

Resumindo, o novo Creta tem tudo para liderar o segmento de SUVs urbanos, oferecendo design, tecnologia, segurança e potência – tudo o que essa categoria exige.




Por Gustavo Lopes 

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