Volvo C40 Plus: Um bom rival dos chineses

 

Foto: Dayane Barreiros 

A Volvo, referência em eletrificação, tem trazido seus modelos ao mercado há algum tempo, incluindo veículos híbridos e os elétricos XC40 e C40, dois SUVs baseados na versão híbrida. Desde então, outros modelos foram lançados, como o EX30, o último modelo lançado no Brasil, e o futuro EX90. Mas desta vez, vamos falar do C40, modelo 100% elétrico da marca, que chama atenção pelo seu design cupê. Para conhecer melhor o modelo, passamos um final de semana com o veículo cedido pela concessionária Volvo Vitória.


O C40 é um SUV cupê baseado no XC40. Além da motorização, a diferença está na carroceria, que no C40 é do tipo cupê. O modelo elétrico da marca tem variações também em seu visual dianteiro, com faróis que usam uma identidade própria, diferente do XC40 elétrico. Os faróis full LED iluminam bem, e o layout clean agrada, mas é na traseira que o C40 se destaca, com dois spoilers no teto e um pequeno aerofólio que conferem personalidade ao carro.

Foto: Divulgação 


A lanterna traseira em LED se integra ao design, que inclui um teto que cai suavemente sobre a traseira, com um vidro panorâmico e uma antena do tipo barbatana de tubarão. O C40 utiliza rodas aro 20, com pneus traseiros maiores que os dianteiros.


Por dentro, o C40 impressiona pelo acabamento, sem partes de metal expostas, lembrando até os veículos dos anos 70. O forro das portas, console e carpete são todos revestidos em tecido, tornando a experiência de condução mais agradável. Há também uma versão com acabamento azul, que torna a experiência ainda mais nostálgica. O painel é o tradicional da marca, com excelente acabamento e materiais em aço escovado e preto brilhante. A central multimídia é vertical, uma marca registrada da Volvo, assim como o painel de instrumentos digital.


A central multimídia tem tela vertical e usa o sistema Google Android, já conectado à internet, que permite ao Google Maps fornecer previsões da bateria ao final de cada trecho, além de integração com o app Plug-In Share.

Foto: Divulgação 


O C40 é espaçoso, comportando até quatro pessoas com conforto, com dimensões de 4,44 metros de comprimento, 2,70 m de entre-eixos, 1,59 m de altura e 1,87 m de largura. O porta-malas tem capacidade de 413 litros. O túnel central é bem alto, e o console central se estende para trás, ocupando um pouco do espaço do assento do meio.


Equipamentos


O carro conta com uma boa lista de equipamentos e tecnologia. Em relação à versão topo de linha, há pouquíssimas diferenças no conteúdo. O som premium da Harman Kardon, a câmera de 360 graus, os faróis com tecnologia de pixels e as rodas de 20″ são restritos à configuração mais cara. No restante, os pacotes são equivalentes. A central multimídia é de 9 polegadas e conta com funções nativas do Google, além de painel de instrumentos digital de 12,3″, carregador por indução, teto panorâmico e ar-condicionado de duas zonas. O veículo também possui sistemas de condução semiautônoma, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de tráfego, alertas de ponto cego e de mudança de faixa com correção no volante.


Motorização


O Volvo C40 Plus utiliza um motor elétrico no eixo traseiro que entrega 238 cv e 42,8 mkgf, diferentemente da versão topo de linha, que possui dois motores, somando 408 cv e tração integral. Seu conjunto elétrico conta com uma bateria de 69 kWh que, segundo a Volvo, oferece autonomia de 475 km no ciclo global WLTP. Nas medições mais rigorosas do Inmetro, o utilitário pode rodar até 385 km com carga completa. Mas vale ressaltar que a medicação do Inmetro é sempre mais abaixo do real.


Ao volante


Passamos um final de semana com o C40 Plus, versão de entrada do modelo. Saímos da concessionária com cerca de 80% da carga da bateria e seguimos para o município de Ibiraçu, a aproximadamente 75 km de Vitória. Esse trajeto foi importante para avaliar o comportamento do SUV na estrada. Apesar de não ter o motor mais potente, o carro é ágil e responde bem, proporcionando segurança ao dirigir. O isolamento acústico é bom, e o som tem ótima qualidade.


Os bancos são confortáveis, especialmente em viagens mais longas, e os extensores dos bancos ajudam bastante.


De Ibiraçu, seguimos para Aracruz, mais 13 km de distância. Em Aracruz, sentimos mais o carro em trechos urbanos, e o conforto se manteve. No caminho de volta para Vitória, passamos por um trecho de estrada de terra devido a obras na via. Nesse ponto, a suspensão dianteira fez barulho, passando uma sensação de fragilidade, mas esse é um problema relativamente comum do modelo. Há vários relatos sobre esse problema em fóruns na internet. Mas nada que precise se preocupar. O que acontece é que o modelo vem importado para o Brasil, onde nosso terreno é bem inferior aos da Bélgica por exemplo, de onde vem o C40. 


Esse foi o único ponto negativo que destaco em relação ao SUV; no geral, a experiência foi muito boa.


Anteriormente, a marca oferecia o modelo em versão única, mas agora lançou a versão Plus como resposta aos concorrentes chineses que estão ganhando espaço no mercado. Mesmo com uma base de clientes fiéis, o mercado de veículos premium deve se adequar às novas demandas, permitindo que potenciais clientes considerem um veículo de marca premium.


Serviço


A Volvo Vitória está oferecendo um valor promocional para o C40, que está saindo por R$ 299.995, além de incluir um carregador portátil.


A Volvo Vitória está localizada na Av. Fernando Ferrari, 460 – Jardim da Penha, Vitória. (27) 3022-3399.





Por Gustavo Lopes 




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem