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Foto: Gustavo Lopes |
A Volkswagen tem seu fã-clube garantido, com apaixonados por Fusca, Kombi, UP e, claro, pelos fãs da Amarok. Para eles, a picape é sinônimo de potência, robustez e beleza.
Não é à toa que a Amarok é considerada uma das melhores em conjunto mecânico, junto com a Ranger, que agora é V6. Embora a Volkswagen não tenha trazido a Amarok apresentada em outros mercados, a versão comercializada aqui foi lançada primeiro na Argentina e depois no Brasil durante o Festival do Peão de Barretos. Apesar de ser uma atualização mais simples, mas significativa, a picape tem agradado ao público, já contabilizando mais de 2.000 pedidos desde o início da pré-venda.
A produção da picape começou há mais de 15 anos na fábrica de General Pacheco, na Argentina, com mais de 740 mil unidades fabricadas, tornando-se o modelo mais produzido na história da unidade. Desse total, 65% foram exportadas para mais de 35 países, com mais de 183 mil unidades vendidas no Brasil.
Para conhecer mais sobre a linha 2025 da Amarok, fomos, a convite da concessionária Vitóriawagen Serra, o primeiro veículo de comunicação do Espírito Santo a testar o modelo no estado, antes do lançamento oficial nas concessionárias.
O que mudou?
A nova Amarok ganhou um visual mais moderno, com novos faróis em LED, uma nova grade com faixa em LED e o novo logo VW. O para-choque também foi redesenhado, com nova disposição dos faróis de neblina.
Na traseira, a picape ganhou novo para-choque, lanternas, o emblema da marca e o nome ‘Amarok’ posicionado na parte central da tampa traseira.
Em termos de dimensões, a picape cresceu 96 mm em comprimento em comparação ao modelo anterior.
Além disso, foram adicionadas duas novas cores: Branco Puro e Cinza Oliver, que se juntam às outras quatro disponíveis: Preto Mystic, Prata Pyrit, Cinza Indium e Azul Atlantic.
No interior, as novidades incluem novos elementos de acabamento, como revestimentos de couro nas portas e no painel, além de um novo mostrador com informações sobre itens de segurança, localizado acima do painel.
Segurança
Agora, a Amarok conta com airbags de cabeça e um novo sistema de segurança que auxilia o condutor, alertando para situações de perigo, como saída de faixa e colisão frontal.
Tecnologia
Na linha 2025, a Amarok ganhou uma nova central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, além de novas entradas USB do tipo A e C.
Motorização
A picape tem 258 cv no motor 3.0 V6, o que a torna a picape diesel mais potente da categoria, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas oito segundos. Sua tração é 4Motion e conta com assistente para partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e ABS Off-road, destacando-se no off-road.
Ao volante
Testei a nova Amarok durante um final de semana. Embora tenha sido pouco tempo, foi suficiente para confirmar a potência da picape da Volkswagen. Testei a primeira Amarok a chegar ao nosso mercado e posso afirmar que a evolução foi significativa. A reestilização era necessária e no momento certo, pois o visual anterior estava cansado. Com as mudanças, a picape ganhou um ar mais leve, sem perder a robustez.
A nova Amarok chamou a atenção por onde passei, especialmente porque ainda não havia sido lançada oficialmente.
Dirigir a Amarok é uma ótima sensação; é confortável, não pula e transmite segurança. As respostas são rápidas e surpreendentes.
Quem aprecia o som do motor a diesel vai adorar o ronco do V6 turbodiesel.
A versão que testei, cedida pela Vitóriawagen, foi a Extreme, a top de linha, com detalhes esportivos, como rodas aro 20 e um Santo Antônio exclusivo.
Vale destacar as duas novidades: os pacotes Hero e Dark, ambos atrelados à versão Extreme. O pacote Hero, disponível apenas na cor Cinza Oliver, sem custo adicional, vem com Santo Antônio em preto brilhante, maçanetas das portas e logotipos traseiros também em preto. Outros detalhes incluem capas dos parafusos das rodas e rodas de liga leve de 20 polegadas escurecidas. Já o pacote Dark, disponível para as cinco cores, exceto Cinza Oliver, traz detalhes em preto nos para-choques, emblemas traseiros e maçanetas, além das capas de parafusos e rodas de liga leve de 20 polegadas escurecidas.
Para finalizar, a Amarok custa R$ 350.000,00 na versão top de linha. Aqui no Espírito Santo, a concessionária Vitóriawagen oferece até R$ 30 mil de bônus na troca. Se optar por 60% de entrada, o restante pode ser parcelado em 24x sem juros, além de condições especiais para CNPJ e produtores rurais.
*Consultar condições*