BYD Yuan Pro Chega ao Mercado Brasileiro como o SUV Elétrico de Entrada da Marca Chinesa

Foto: Gustavo Lopes 

A BYD mantém seu ritmo agressivo de lançamentos no mercado brasileiro, com a promessa de um lançamento por mês em 2024. Em setembro, a marca lançou o Yuan Pro, seu SUV elétrico de entrada. O Yuan utiliza a mesma plataforma do Dolphi, sendo assim um SUV compacto e completando a gama de SUVs da BYD.


A missão do Yuan Pro é ser a primeira opção para quem busca um SUV compacto, mirando até mesmo em concorrentes a combustão como T-Cross, Kicks e Creta, com base no preço. Custando R$ 182.800,00, o novo SUV da marca apresenta um design moderno e jovial, o que foi destacado durante seu lançamento, caracterizando-o como um carro jovem em todas as dimensões.


O Yuan Pro



O Yuan Pro tem linhas modernas, fluidas e harmoniosas. Segundo a BYD, o design do modelo foi inspirado em formas geométricas e pedras preciosas. Na dianteira, destacam-se os faróis grandes em LED, com projetores e assinatura em LED. O aplique em preto brilhante substitui a grade tradicional e há um friso em aço escovado. O para-choque possui formas geométricas com vários vincos que complementam o design. Na traseira, o design segue a tradição da marca, com lanternas em LED que se estendem por toda a largura do carro. A lanterna lembra a do Dolphi, com uma assinatura bem característica.


Interior


O Yuan Pro possui um excelente acabamento, com materiais macios ao toque e couro claro, entre outros itens. Além dos materiais de acabamento, ele conta com uma tela giratória de 12,8” com borda estreita, painel de instrumentos LCD Full-View de 8,8”, controle automático de climatização de duas zonas, câmera panorâmica 3D de 360º, estação de carregamento móvel, carregamento sem fio para smartphones Apple e Android, conexão com internet, GPS integrado e o Sistema de Cockpit Inteligente da BYD, com comandos de voz intuitivos e atualizações de sistema Over-The-Air, que podem ser feitas remotamente como em um smartphone. Também oferece compatibilidade com acesso por cartão NFC (Near Field Communication), permitindo destravar o carro com um cartão ou smartphone.


O Yuan Pro conta com a tecnologia e-platform 3.0, desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos, que traz eficiência e segurança, além de diversas possibilidades de configuração de carroceria. Equipado com o que há de mais tecnológico na BYD, um dos destaques do SUV é o novo sistema 8 em 1, que conecta todos os componentes do powertrain—motor, carregador, conversor, inversor e controlador—de forma eficiente, proporcionando o melhor desempenho para um veículo elétrico.


Conjunto Mecânico


O Yuan Pro utiliza um motor 100% elétrico de 177 cv e 29 kgfm instantâneos, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Sua autonomia é de 380 km no ciclo NEDC. No Brasil, seguindo o método do Inmetro, a autonomia é de 390 km no ciclo urbano e 316 km no ciclo estrada, bem diferente da estimativa de 250 km do próprio Inmetro.


Ao Volante


A convite da BYD Brasil, fomos ao Haras Tuiuti para testar o novo SUV em uma pista de teste, local ideal para conhecer as características de um carro elétrico. Esses veículos são conhecidos por sua entrega rápida e espontânea. O Yuan Pro surpreendeu pela excelente estabilidade e desempenho durante o teste. Apesar de ser um SUV, o design aerodinâmico favorece a esportividade. Além do teste de pista, levei o modelo para uma estrada de terra, seu habitat natural, e fiquei bastante impressionado. Diferente dos primeiros carros chineses dos anos 2010, com suspensão e acabamento ruim, o Yuan tem uma suspensão bem trabalhada, é suave, firme e com bom isolamento acústico.


Resumindo, o Yuan Pro chega com um preço competitivo de R$ 182.800,00, que o coloca na faixa de preço de veículos a combustão da mesma categoria, como T-Cross, Creta e Tracker. Acredito que o Yuan fará mais sentido do que o Song Pro, pois sua categoria é mais pontual e objetiva. Nesta faixa de preço, ele não tem concorrentes diretos dentro da gama, mas poderá fazer com que os compradores considerem um SUV elétrico com mais tecnologia e acabamento premium em vez de um veículo a combustão.



Por Gustavo Lopes 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem