Avaliação: Renault Kardian é o melhor Renault dos últimos anos

 

Foto: Dayane Barreiros 


A Renault teve seu momento de glória no Brasil, lançando veículos que fizeram grande diferença no nosso mercado. Em uma época dominada por Gol, Corsa e Uno, surgiu um francês completo, barato e robusto: o Clio. O hatchback chegou marcando território, caiu no gosto do brasileiro e consolidou a presença da Renault por aqui, permanecendo no mercado por 20 anos.

Desde então, outros modelos tiveram bom desempenho, como Sandero, Logan, Kwid e Duster.

Em outubro de 2023, a Renault inicia uma nova fase no Brasil, abandonando os modelos Dacia e trazendo veículos genuínos Renault.

O primeiro veículo dessa nova fase foi o Renault Megane E-Tech, seguido pelo SUV urbano Kardian. Esse modelo representa os novos investimentos e veículos que completarão a gama da marca.

O Kardian

Nossa equipe teve duas oportunidades de conhecer o modelo: passamos um final de semana com um veículo cedido pela concessionária Orvel Renault e, em seguida, a Renault do Brasil nos enviou uma unidade para testes por um período maior. No total, tivemos 10 dias para avaliar o novo SUV da marca.

O Kardian chama a atenção pelo design robusto e moderno. O capô possui uma linha central mais alta, e os faróis são divididos em duas partes, algo comum em outras marcas. A parte superior abriga a luz de posição, conectando-se a uma faixa em preto brilhante e a um friso cromado na grade, que também é em preto brilhante, com desenhos geométricos. Os faróis, posicionados mais abaixo no para-choque, incluem luzes de neblina e um aplique em cinza.

Na traseira, as lanternas são em LED, escurecidas e com formato de C invertido, um design já visto nos Clio e Megane europeus, o que é bastante positivo. O para-choque traseiro também apresenta elementos em cinza.

Por dentro

O interior do Kardian impressiona, oferecendo bons itens de série e acabamento superior em comparação aos concorrentes. O painel de instrumentos é digital, com 7 polegadas, e o volante possui bom revestimento e empunhadura. O painel combina plásticos com revestimento em couro e detalhes em preto brilhante. A central multimídia de 8 polegadas é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e o ar-condicionado é digital, com comandos físicos, um ponto positivo atualmente.

O console central é mais alto e conta com freio de estacionamento eletrônico na versão Premier Edition, e a manopla de câmbio apresenta um design moderno. A iluminação interna também merece destaque, com luzes nas portas.


Motorização

O Kardian estreia o motor 1.0 turbo de três cilindros, com 125 cv e 22,4 kgfm, o mesmo conjunto que equipa o Duster e o Captur. A transmissão é automatizada de dupla embreagem, com seis velocidades.



Dimensões

As medidas do Kardian são 4,119 m de comprimento, 1,747 m de largura, 1,544 m de altura e 2,600 m de entre-eixos. Seu peso é de 1.186 kg.

Ao volante

O Kardian agrada em todos os aspectos: é bonito, potente, moderno e econômico, tudo o que o brasileiro aprecia. O SUV compacto da Renault é bem equipado, com frenagem autônoma de emergência, quatro câmeras para auxiliar no estacionamento, e alertas de colisão e ponto cego. Sentimos falta do alerta de saída de faixa para completar o pacote de segurança.

O Kardian tem boa dirigibilidade, é confortável, com suspensão bem calibrada e freios responsivos. O motor 1.0 turbo se mostra ágil, com boas saídas e retomadas, mesmo com o carro cheio.

Fizemos uma viagem de 84 km com o veículo cheio e ele se saiu bem, mantendo sua potência linear. O consumo foi em média de 10 km/l na cidade, utilizando o modo eco, e 11 km/l na estrada, ambos abastecidos com gasolina.

Resumindo, o Kardian é um excelente carro e, sim, é o melhor Renault vendido no Brasil nos últimos anos. Não que Sandero e Duster sejam ruins, mas são projetos já ultrapassados. A Renault fez bem em se afastar um pouco da Dacia e trazer um veículo genuinamente Renault.

O Kardian está disponível em três versões:

Evolution – R$ 115.990

Tecno – R$ 126.490

Premier Edition – R$ 136.990

Aqui no Espírito Santo, a concessionária Orvel Renault está oferecendo R$ 12 mil de bônus + taxa zero.



Por Gustavo Lopes 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem