![]() |
Foto: Gustavo Lopes |
Com a missão de ser o SUV de entrada da marca e completar a gama e faixa de preço do portfólio da BYD, a empresa apresentou oficialmente o Song Pro. O modelo tem algumas semelhanças com seu irmão maior, o Song Plus, o que não é ruim, já que o Plus é um grande nome da marca e o principal modelo da BYD.
O Song Pro é a opção para quem busca entrar na eletrificação sem se comprometer imediatamente com um carro 100% elétrico. Aí entra o Pro, a opção híbrida plug-in, a forma ideal para quem busca estrear no segmento.
Seus principais concorrentes hoje são o Corolla Cross, que possui a versão híbrida, porém não é plug-in, e o GWM Haval H6 PHAV 19, que é a versão mais barata da GWM.
Sobre o Song Pro
O BYD Song Pro chega em duas versões, a GS e GL, que se diferenciam principalmente pelo tamanho da bateria. O modelo é impulsionado pela tecnologia DM-i Super Híbrida, equipado com um motor híbrido plug-in de 1.5L altamente eficiente, sistema híbrido EHS e Bateria Blade.
O conjunto mecânico inclui um motor a gasolina de 1.5L e um motor elétrico que, quando combinados, entregam (na versão GS) 235 cv e 43 kgfm de torque máximo. O modelo conta com um tanque de combustível com capacidade para até 52 litros.
O consumo de combustível, pela metodologia NEDC, é de 22,7 km/L e a Bateria Blade de 18,3 kWh tem autonomia no modo 100% elétrico de até 110 km. Assim, a autonomia combinada é de até 1.100 km com um tanque cheio de gasolina e a bateria carregada. Já pelo padrão PBEV do Inmetro, o BYD Song Pro tem uma autonomia elétrica declarada de 68 km e autonomia total de 780 km.
Design
O visual é bem parecido com o do Song Plus, com faróis em LED, grade grande em preto brilhante e recortes bem pontuais. No para-choque, há elementos que trazem esportividade ao SUV, como os difusores de ar na dianteira. Na traseira, ele segue a mesma receita, com lanternas em LED que invadem toda a tampa do porta-malas.
São 1.710 mm de altura, 4.738 mm de comprimento e 1.860 mm de largura. No interior, conta com banco traseiro bipartido que pode ser totalmente rebatido, ficando nivelado com o porta-malas de 520 litros.
O acabamento é premium e apresenta uma nova paleta de cores e um design bicolor de baixo contraste, aumentando a sensação de profundidade e, ao mesmo tempo, unificando todo o interior. Destaque também para a tela giratória de 12,8” com borda estreita que exibe avisos de navegação em um formato limpo e de fácil leitura.
Segurança
O BYD Song Pro conta com o Pacote 1, que engloba funções que atuam para melhorar a segurança dos ocupantes em caso de emergência, como Sistema de Direção Assistida Elétrica (C-EPS), Freios ABS, Controle de Tração, Sistema de Distribuição da Força de Frenagem, Assistência de Partida em Rampas (HHC), Função de Frenagem Confortável, Controle de Cruzeiro (CC), Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), Sistema Direto de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) e Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC).
Ao volante
O Song Pro surpreende ao volante, com excelente dirigibilidade e mostrando-se um carro bem ágil. Durante o percurso de teste em São Paulo, o Song demonstrou ser um carro bem equilibrado para o dia a dia de uma grande cidade. É o carro certo para o trânsito intenso que faz o motorista ficar estressado. Embora pareça robusto por fora, oferece todo o conforto e luxuosidade tradicionais da marca. O silêncio é absoluto, mesmo quando o motor a combustão entra em funcionamento, não há vibração ou ruído, um ponto forte para o SUV. A suspensão é bem trabalhada, algo que costumava ser uma reclamação em relação aos veículos chineses, que não eram ideais para nossos asfaltos. Mas a BYD vem fazendo um bom trabalho com seus veículos.
Durante o lançamento, foi anunciado que o Song Pro será o primeiro veículo nacional da marca, produzido na fábrica que será instalada na Bahia.
Foi ainda destacado o compromisso da marca com o consumidor, garantindo a disponibilidade de peças de reposição para os veículos BYD.
Cores e preço
O mercado brasileiro terá o BYD Song Pro disponível nas cores Branco, Cinza e Azul. A garantia do veículo é de seis anos, sem limite de quilometragem. A Bateria Blade contará com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem. A BYD lança os dois modelos com preço especial para as primeiras 3.000 unidades: R$ 189.800 na versão GL e R$ 199.800 na versão GS.
Por Gustavo Lopes