AVALIAÇÃO: T- Cross tem mudanças certeiras para liderar o seu segmento

 


Presente no mercado brasileiro desde 2019, o T-Cross se tornou um dos SUVs mais vendidos, superando várias vezes modelos como Creta e Tracker. Só em abril, foram mais de seis mil unidades emplacadas. Em números exatos, o T-Cross foi o SUV mais vendido em 2023, com 72.441 unidades comercializadas, o maior número desde seu lançamento.

Agora, em 2024, para manter seu reinado, a marca renovou a linha 24/25, melhorando design e tecnologia e atendendo a críticas dos clientes. Em parceria com a concessionária Vitoriawagen, do município de Serra, testamos a versão mais completa do modelo.

Visualmente, o T-Cross agrada bastante, com um design mais jovem e próximo ao modelo europeu. A dianteira traz novos faróis VW LED que iluminam até 250 metros. A grade ficou maior e é dividida em duas partes, separadas por um friso cromado na versão Highline. O para-choque foi redesenhado, perdendo os faróis de neblina para dar lugar a uma imitação de extrator de ar. Na traseira, houve uma grande melhoria: as lanternas agora possuem uma faixa de LED que as conecta. O para-choque traseiro também é novo, com detalhes em preto brilhante.

A unidade testada estava com o pacote Bi-color, com rodas de 17 polegadas diamantadas e escurecidas, logotipos, teto e retrovisores pintados de preto.

No interior, o painel tem tonalidades diferentes: cinza claro na versão Comfortline e preto com material imitando fibra de carbono na Highline. A central multimídia VW Play fica destacada, enquanto as saídas de ar dianteiras têm um novo formato, assim como a moldura central do painel.

Motorização

O T-Cross vem equipado com duas opções de motorização: 200 TSI e 250 TSI. A primeira é um motor 1.0 turbo flex de três cilindros, capaz de entregar 128 cv de potência com etanol ou 116 cv com gasolina, com torque de 20,4 kgfm independente do combustível. A versão Highline continua sendo oferecida exclusivamente com o 250 TSI, um motor 1.4 turbo flex de quatro cilindros, capaz de entregar 150 cv e 25,5 kgfm, sempre aliado ao câmbio automático de seis marchas.

Conforto

A versão top de linha conta com rack de teto prata, bancos com revestimento parcial de couro, retrovisor interno antiofuscante e sensor de chuva e estacionamento automáticos. Entre os opcionais está o pacote ADAS (R$ 3.490), que inclui alertas de ponto cego e de saída de faixa com correção no volante, além do pacote Bi-color.

Dimensões

São 2,65 m de entre-eixos e 4,21 m de comprimento. O SUV cresceu 13 mm na dianteira e 6 mm na traseira por causa dos novos para-choques. O porta-malas tem 420 litros.

Ao volante

O T-Cross é bem equipado e equilibrado. As mudanças foram pontuais, mas eficazes. O design agradou por trazer mais vida ao SUV, alinhando-o à nova linguagem visual da marca. O acabamento, que sempre foi um ponto criticado, melhorou significativamente. Embora ainda use plástico, há agora revestimentos de couro no painel e nas portas. O interior ficou mais clean, com iluminação no painel que deixou o carro mais sofisticado.

Ao dirigir, o bom desempenho do SUV é perceptível. O carro tem bom desenvolvimento e, no trecho urbano que testamos, mostrou-se ideal para o ambiente. A suspensão é bem trabalhada e regulada. Apesar de um pouco rígida, não compromete o conforto, sendo na medida certa.

Resumindo, o T-Cross agrada bastante: é bonito, bem equipado, tecnológico e seguro. Agora, na linha 2025, conta com ADAS, o que o torna mais atraente para quem busca segurança. Além disso, o motor TSI é apreciado por muitos, destacando-o ainda mais entre os seus rivais.


Serviço 


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Vitoriawagen Serra - BR101, 5030 - Planalto de Carapina- Serra/ES.

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