![]() |
Foto: Gustavo Lopes |
A Volvo do Brasil apresentou seu novo produto, o EX30, um SUV compacto que chega com um novo olhar da marca, focado ainda mais em sustentabilidade e com preço mais competitivo para buscar um novo público que não está acostumado com veículos premium como os da própria marca.
O Volvo EX30 inova em tecnologia, design e segurança, características bem fortes da marca. O novo produto da marca é fabricado na China e traz uma grande ambição de conquistar clientes de outras marcas e, principalmente, de um público mais jovem que não é habitual da marca.
O SUV esportivo já está disponível em sua rede de concessionárias em todo o Brasil. Com a chegada do EX30, a Volvo amplia seu portfólio de veículos 100% elétricos. Vale lembrar que o EX30 divide a mesma plataforma do C40, outro modelo elétrico da marca. Só na pré-venda foram comercializadas 2 mil unidades, quantidade que ainda é a expectativa da marca, que planeja esse mesmo número mensal até o final de 2024.
O EX30 chega ao nosso mercado em quatro versões de acabamento, com preços que chegam a R$ 294 mil. Essas versões são a Core (51 kWh), por R$ 229.950, Core Extended Range (69 kWh), por R$ 249.950, Plus Extended Range (69 kWh), por R$ 277.950, e Ultra Extended Range (69 kWh), por R$ 293.950.
Design
O grande ponto forte do modelo é seu design. Apesar de um design limpo, a Volvo conseguiu entregar um carro bem harmonioso. A dianteira traz os faróis em LED com desenho exclusivo do modelo, mas ainda assim em seu famoso formato de martelo de Thor. Ainda na dianteira, não possui grade, ficando apenas o emblema da marca e uma câmera dianteira. Já o para-choque liga uma fenda preta que vem do farol. Vale lembrar que o para-choque sempre será em acabamento preto, para uma fácil reciclagem. Seu entre-eixos é de 2,6 m e as rodas são grandes (de 18 polegadas, 19” e 20”, dependendo da versão).
Já o interior traz simplicidade e materiais recicláveis, como grande parte do carro. O painel traz materiais que mesclam o toque. Dependendo da versão, as cores de acabamento e tecidos podem variar. Todos os recursos do veículo estão concentrados na central multimídia. Velocímetro, posição de câmbio e até regulagem dos retrovisores estão concentrados na central. A Volvo fez uma redução de custo retirando os chicotes elétricos da porta, assim, os comandos de vidros e trava estão reunidos no console central.
Segurança
Em todas as versões, o Volvo EX30 tem todos os equipamentos de segurança que a marca oferece. Para a marca sueca, segurança não é um item opcional. São seis airbags, sistema de proteção contra impactos laterais, de mitigação de colisões e de prevenção de lesões na coluna cervical, ancoragem para cadeirinhas infantis (Isofix), detector facial de fadiga do motorista, assistente de partida em rampas com controle de embalo em descidas, alerta de abertura de portas com sensor de presença externo, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa com assistente de direção, monitoramento de pressão dos pneus.
Conectividade
![]() |
Foto: Gustavo Lopes |
Performance
Com 272 cv e 343 Nm em todas as versões, aplicados às rodas traseiras, acelera até 100 km/h em 5,7 segundos (na versão Core Single Motor) ou em 5,3 segundos (nas demais opções: Core Extended Range, Plus e Ultra). Segundo o Inmetro, a versão Core Single Motor, com bateria de 51 kW, tem autonomia de 250 km, enquanto as demais, equipadas com bateria de 69 kW, têm 338 km.
Ao volante
Durante o lançamento, tivemos a oportunidade de dirigir o EX30 em trajeto urbano e rodoviário, saindo de São Paulo com destino a Campos do Jordão, mais de 170 km, trajeto este dividido entre dois motoristas. O EX30 tem uma condução suave, trazendo muito conforto tanto para o motorista quanto para o passageiro. Como todo carro elétrico, o silêncio é absoluto. No caso do Volvo, ele tem um excelente isolante acústico, eliminando até mesmo o ruído dos pneus. O prazer é absoluto; você tem o carro na mão. Os 272 cv são totalmente entregues em segundos, pois seu torque é instantâneo, proporcionando mais segurança em suas ultrapassagens e retomadas. A direção é bem direta e precisa.
O teto solar é um charme à parte. Apesar de não possuir cortina, isso não faz falta, pois o teto absorve os raios solares, proporcionando maior conforto e evitando que o interior esquente.
Pontos positivos
A chave do EX30 é um cartão, como um cartão de crédito, sendo fácil de guardar. Ainda conta com a facilidade de não possuir botão de partida. Ele liga e desliga sozinho na entrada e saída do carro.
Pontos negativos
Concentrar tudo na central multimídia é um grande fator negativo, pois tira a atenção do motorista. Para ver a velocidade, é preciso desviar o olhar para a central multimídia. Além disso, cada vez que desvia o olhar para ver as informações básicas, o sensor de fadiga entra em ação para alertar sobre o modo de condução. Mas como qualquer lançamento, o produto ainda vai passar por adaptações ao gosto do público. Acredito que com a Volvo não será diferente.
Resumo
O novo lançamento da Volvo é um excelente produto. Precisa de pequenas adaptações, mas é, sim, uma boa aposta e certamente será um grande rival para o Jeep Compass, já que a marca busca conquistar esse novo público.