![]() |
Foto: Divulgação |
O lançamento do Volvo EX30 foi marcado não só pelo design e sustentabilidade do novo SUV da marca, mas também pelo avanço e investimento que a marca sueca vem fazendo no mercado brasileiro. Desde 2017, a marca vem trabalhando na eletrificação de seus modelos. Mas para eletrificar um portfólio de veículos, é necessário ter suporte, e é isso que a Volvo vem desenvolvendo para liderar e consolidar no mercado.
São R$ 70 milhões de investimento anunciados para a eletrificação no Brasil, com 101 eletropostos espalhados pelo país. Até a data de hoje, esse corredor elétrico já avançou 50%, cobrindo 19.000 km de estradas e mais de 36 rotas. Atualmente, já é possível dirigir do Sul do Brasil até o Rio de Janeiro (aproximadamente 2.000 km) utilizando os eletropostos da Volvo.
Guilherme Galhardo, Head de Eletrificação da Volvo, destacou ao Top Motors os principais objetivos da marca e suas dificuldades, como, por exemplo, encontrar parceiros para expandir esses pontos de recarga. “As maiores dificuldades são encontrar parceiros e infraestrutura energética disponível.
![]() |
Foto: Divulgação / Guilherme Galhardo |
Foi anunciada também a inauguração de um eletroposto da Volvo em São Mateus, região norte do Espírito Santo. Com esse carregador, será possível ir de Vitória a Ilhéus e Porto Seguro, ambos na Bahia. Esse carregador deve ser inaugurado ainda este ano.
Em Vitória
Com isso, ao sair de Vitória, o cliente Volvo pode carregar seu carro na concessionária da marca.
“Hoje temos dois carregadores externos, um deles wallbox de carga lenta e outro de tomada convencional 220v aterrada que é liberado ao público. Mas em breve teremos um carregador rápido”, destaca Marcelo Alves, Gerente de Vendas da Volvo Vitória.
![]() |
Foto: Arquivo pessoal / Marcelo Alves |
Marcelo Alves ainda informou ao Top Motors sobre a expectativa do EX30 no ES. “Já fizemos algumas entregas e o carro tem atendido bem à nossa expectativa e à do público. O carro ficou sensacional e sem concorrentes.” Marcelo Alves ainda destacou que o EX30 já está disponível para test drive em Vitória. “Temos uma unidade da versão Ultra e em breve receberemos mais um test drive.”
Rede preparada para aumento de demanda
O momento é muito importante para a Volvo Car Brasil, e a coesão na expectativa pelo EX30 pode ser percebida ao conversarmos com as diferentes áreas da companhia. Todos garantem que a empresa tem trabalhado duro e unida para deixar tudo pronto para atender um volume bem maior de clientes, como conta Eduardo Oshima, Diretor de Pós-Venda.
![]() |
Foto: Divulgação / Eduardo Oshima |
“Vemos no consumidor do EX30 um cliente novo para a Volvo, que chega com uma expectativa tanto do ponto de vista de produto quanto de serviços, até acima de quem já tem um carro nosso. Já nos adiantamos para que todas as nossas concessionárias estejam preparadas para satisfazer o que é esperado por esses novos clientes”, conta Oshima.
“Outro ponto importante é que, por ser um carro muito tecnológico e produzido desde o início para ser um modelo totalmente elétrico, a manutenção do EX30 se privilegia por ter menos componentes em comparação aos modelos a combustão. Além disso, conseguimos atualizar o sistema do carro remotamente, sem o cliente precisar ir até a concessionária.”
Por Gustavo Lopes