Em uma época em que os sedãs médios estão cada vez mais escassos, ter um sedã com alma esportiva é ainda mais exclusivo. A Volkswagen mantém o Jetta GLI em seu portfólio, cobrindo a lacuna dos entusiastas fãs do Golf GTI. Sim, o Jetta tem todo o espírito esportivo do hatch da marca alemã.
Fomos até São Paulo para testar o esportivo, que chama bastante atenção pelo design, motorização e seu bom acabamento. A unidade cedida pela Volkswagen do Brasil era preta, confesso que a minha preferida, já que contrasta bem com os elementos em vermelho presentes na versão GLI.
O Jetta GLI é bem imponente, com 4,74 metros de comprimento e 1,79 metros de largura, o que faz com que o sedã se destaque por sua robustez combinada com os elementos esportivos presentes em cada detalhe.
Exterior
Na dianteira, o Jetta GLI conta com um longo capô com vários cortes, melhorando a aerodinâmica. A grade dianteira tem acabamento em preto brilhante, rodas de liga leve de 18 polegadas e saias laterais. Na traseira, a tampa do porta-malas tem uma saliência parecendo um aerofólio. As lanternas são em LED e têm um design único. A única identificação do modelo é a nomenclatura GLI, sem o nome Jetta no veículo. O para-choque traseiro tem uma grade vazada em forma de colmeia. O escapamento é duplo, com uma ponteira em cada lado.
Interior
O interior do Jetta impressiona pelo acabamento e nível de tecnologia. O painel tem acabamento macio ao toque, assim como as portas dianteiras. Já nas portas traseiras, o acabamento é de plástico. O GLI possui um quadro de instrumentos digital de 10,3 polegadas chamado “Active Info Display”, que exibe gráficos em 2D e 3D. Essa tecnologia permite ao condutor personalizar o painel com as informações mais importantes e interessantes para uma melhor condução.
A central multimídia é de 10,1 polegadas. O sistema Infotainment VW Play permite conectividade avançada com smartphones por meio do App-Connect. Essa central permite interatividade, com várias opções de informação, entretenimento e configuração do veículo, como o perfil de condução, além de um visual moderno e tecnológico. O interior ainda oferece uma opção de cores para iluminar o ambiente do carro.
Segurança
O Jetta GLI conta com assistente ativo de mudança de faixa, assistente de condução ativa, detector de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e detector de pedestres.
Motorização
O GLI usa o motor 350 TSI de quatro cilindros, 2.0L, com turbocompressor e injeção direta, com comando de válvulas variável para admissão e escape, bem como elevação variável da válvula de escape. Ele gera 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, já a 1.500 rpm. A transmissão é um DSG automático de dupla embreagem de sete marchas.
Ao Volante
Que prazer é dirigir o Jetta GLI! A nostalgia ao guiar o sedã da marca é grande, principalmente para quem já teve a oportunidade de dirigir um Golf GTI. A pegada é bem esportiva, os bancos são mais baixos, então a sensação esportiva é grande. O volante tem uma ótima empunhadura e excelente revestimento.
A resposta é muito rápida, as saídas são bem ágeis, ou seja, você tem o carro bem na mão no momento que precisar. Infelizmente, poderia ter um ronco mais expressivo, pois ele utiliza som na cabine simulando o ronco do carro.
O teto solar traz mais esportividade ao sedã, pois nada é mais charmoso do que o Jetta ou Golf com teto aberto.
O chassi é de aço leve, a suspensão traseira multilinkpossui barra estabilizadora e amortecedores com ajuste esportivo. Com molas mais rígidas e uma postura mais baixa, a suspensão oferece dinâmica focada no desempenho, sem sacrificar o conforto.
Resumo
O Jetta GLI é a única versão disponível do sedã e entrega uma experiência única, algo que dificilmente se encontra em outro sedã médio. Principalmente para quem sabe o que é dirigir os esportivos da Volkswagen. Então, como um bom entusiasta da marca, eu escolheria sim um JettaGLI. Até porque o consumo não foi um problema. Durante o período em São Paulo, com todo o seu trânsito, fiz uma média de 8 km/l, o que não é ruim para o carro.